Modo de Ver (Mais lidas)

HOME   /   MODO DE VER (MAIS LIDAS)

A coluna "Modo de Ver" foi publicada semanalmente no jornal Correio de Uberlândia de janeiro de 1996 a dezembro de 2016. A partir de 2017, os textos passaram a ser publicados no Diário do Comércio de Uberlândia.

  Política  
4638 Comentários  
6769 Visualizações  
25 de Março de 2015 Alexandre Henry

O melhor dos dois mundos

É uma característica do ser humano querer o melhor dos dois mundos, especialmente no caso do brasileiro. Compara-se sempre com o que o outro tem de melhor, mas querendo somente os bônus, nunca os ônus.

Nós queremos uma prestação de serviços por parte do estado igual à dos países do norte da Europa, mas queremos pagar impostos como os americanos, …

Ler texto

4 Comentários  
1998 Visualizações  
26 de Outubro de 2016 Alexandre Henry

O que faz um homem feliz

Fui acordado no domingo por uma porta aberta de forma desajeitada, seguida por uma vozinha fina e gostosa: “Papai, eu já acordei!”. Prestes a completar três anos, minha pequena filha estava aos meus cuidados, pois a mãe continuava a dormir. Conversamos um pouco, ela mandou eu ficar quieto para pentear meu cabelo e, depois, decidimos ir à padaria. Antes, claro, …

Ler texto

4 Comentários  
1160 Visualizações  
28 de Dezembro de 2016 Alexandre Henry

Que venha 2017

Esta é a primeira coluna “Modo de Ver” que eu escrevo após a última publicação no Correio de Uberlândia. Vai ser um desafio continuar tendo ânimo para escrever com constância. Mas, o bom é que aqui o espaço é ainda mais livre que no jornal e poderei tratar dos mais diversos assuntos.

Bom, mas eu não poderia falar de outra …

Ler texto

  Motivacional  
0 Comentários  
1123 Visualizações  
13 de Julho de 2016 Alexandre Henry

Empatia

Você pode até não ter aquele desejo intenso de ser popular, mas certamente deseja, ao menos, que as pessoas ao seu redor gostem de você. O problema é que quase ninguém quer se esforçar para que isso ocorra. É como dinheiro: 99% das pessoas desejam tê-lo, mas apenas uma fração quer encarar o caminho até ele, ou seja, encarar o …

Ler texto

0 Comentários  
1080 Visualizações  
17 de Fevereiro de 2016 Alexandre Henry

Personal Tudo

Eu cresci ouvindo rock, especialmente aquele dos anos 1980, fortemente influenciado pelo punk e seu lema DIY - Do It Yourself, o famoso "faça-você-mesmo". Não sei a que ponto a música me influenciou, só sei que fui construindo o que eu sou muito na base do faça-você-mesmo, sem precisar ou esperar que alguém pegasse na minha mão e me …

Ler texto

0 Comentários  
961 Visualizações  
9 de Novembro de 2016 Alexandre Henry

O fim de uma rotina e de um sonho

Quando o telefone tocou e era do Correio de Uberlândia, eu já achei estranho, pois tinha mandado a minha coluna com antecedência. Ao ficar sabendo que o motivo da ligação era o convite para uma reunião muito importante no dia seguinte, com todos os colaboradores externos do jornal, eu comecei a imaginar o pior. Como você já deve estar sabendo, …

Ler texto

5 Comentários  
845 Visualizações  
10 de Julho de 1996 Alexandre Henry

É cada sonho besta!

Há um velho ditado que diz o seguinte: aproveite para sonhar, porque é uma das únicas coisas que ainda não se paga para fazer. Graças a Deus que isso é uma verdade absoluta. Mas, viajando um pouquinho na macarronada com feijão, porque afinal de contas a conversa de hoje é brega pra caramba, você consegue imaginar como seria um imposto …

Ler texto

  Motivacional  
1 Comentário  
831 Visualizações  
26 de Março de 2017 Alexandre Henry

Depois do sonho

Faz pouco mais de dez anos que vivi um dos dias mais intensos da minha vida. Eu estava fazendo o concurso para Juiz Federal, meu primeiro exame para aquele sonhado cargo, e tinha chegado à prova oral, na qual eu seria sabatinado sem dó nem piedade. Por 24 horas, após o sorteio do conteúdo da prova na véspera, eu estudara …

Ler texto

0 Comentários  
824 Visualizações  
15 de Janeiro de 2014 Alexandre Henry

Do lado do mais fraco

O brasileiro tem uma mania muito arraigada de sempre se posicionar do lado do mais fraco, independentemente da situação. Claro, desde que ele não esteja envolvido na contenda e não seja o mais forte da disputa. Se essa não for a situação, ele sempre tomará partido do “coitadinho”.

Tome como exemplo um acidente de trânsito no qual um sujeito dirigindo …

Ler texto

0 Comentários  
821 Visualizações  
8 de Junho de 2016 Alexandre Henry

O mundo está chato

O mundo está chato, muito chato. Começo a sentir saudade da realidade que me cercava há pouco mais de duas décadas, o que não é algo muito usual para mim, cujo olhar sempre foi voltado para o amanhã. Minha saudade não é tanto da segurança que a gente tinha nas ruas, a vida desplugada, os papos na esquina, a energia …

Ler texto