Modo de Ver

HOME   /   MODO DE VER   /   VINTE ANOS!

A coluna "Modo de Ver" foi publicada semanalmente no jornal Correio de Uberlândia de janeiro de 1996 a dezembro de 2016. A partir de 2017, os textos passaram a ser publicados no Diário do Comércio de Uberlândia.


4 Comentários  
490 Visualizações  
20 de Janeiro de 2016 Alexandre Henry

Vinte anos!

Exatamente hoje, dia 20 de janeiro, completo 20 anos de coluna Modo de Ver aqui no Correio. São mais de 1.000 textos publicados semana após semana. Acho que deixei de enviar minha coluna umas três ou quatro vezes nessas duas décadas, se muito.

Para quem gosta de escrever e quer seguir o mesmo caminho, o mundo hoje está bem mais fácil. Quando eu entrei na faculdade e comecei a colaborar com o Correio, havia poucas opções de divulgação de um texto. Ou você conseguia um espaço em um jornal ou revista, algo raro e complicado, ou você imprimia seus textos e saía distribuindo entre os amigos, algo caro e trabalhoso. Hoje, com a internet e os blogs (já não tão novos), muita gente consegue divulgar seus escritos com muita facilidade, alguns com grande sucesso e, em alguns poucos casos, até retorno financeiro de publicidade online. Em resumo, publicar um texto se tornou algo simples e sem custos.

Mas, isso não significa que o caminho das pedras tenha se alterado radicalmente: escrever continua tendo seus segredos e técnicas. Se o seu desejo é se tornar um cronista, ou seja, aquele escritor que reflete sobre questões do cotidiano, o maior segredo talvez seja abrir os olhos e dar mais atenção às pequenas coisas, pois nelas pode morar uma excelente crônica. O bom cronista é aquele que arranca um texto interessante de um assunto que, à maioria das pessoas, passaria despercebido. Outra dica é manter a regularidade. Se você quer publicar seus textos, seja onde for, deve ter disciplina e escrever com dedicação e rotina, para que seus leitores se habituem a ter material disponível com frequência. No jornal, isso é obrigatório. Em blogs, deveria ser também. De nada adianta você criar um espaço maravilhoso na internet e publicar três textos seguidos, depois passar semanas em branco, voltar e publicar mais três e assim vai. A regularidade traz o leitor para o seu espaço e ajuda a fidelizar. Também ajuda se você tiver um bom domínio da língua portuguesa. Não me refiro à capacidade de escrever um texto rebuscado e perfeitamente conforme à gramática culta. Não é isso. É simplesmente escrever em uma linguagem correta, ainda que carregada de informalidade, transmitindo sua mensagem de forma clara e direta.

Escreva e, se puder, escreva um pouco mais. Se tem algo que eu gostaria de passar hoje, neste aniversário de 20 anos da coluna Modo de Ver, é essa paixão pelas letras, esse gosto por juntar as palavras e moldar um texto como se pinta um quadro. Escrever é algo fascinante, uma verdadeira terapia que espia seus pecados, cura frustrações, desperta uma vontade de viver e traz muita realização. Por isso, digo mais uma vez: escreva!

Alexandre Henry

Avalie o texto:

Comentários

  1. laJhMYVmLXH

    23 de Dezembro de 2016 às 02:38

    Hi Stacy,Thank you so much for your note. I am glad you enjoy my blog. I so understand what living with this condition is like, at times it is not easy.I hope you recover soon, go slow and let your body helhoF.nday,Slaron

  2. 6nOj4iGOMk

    24 de Dezembro de 2016 às 10:51

    <a href="http://qhamdsoun.com">Inofamrtion</a> is power and now I'm a !@#$ing dictator.

  3. v5a8egZ5uoV

    25 de Dezembro de 2016 às 17:18

    Free info like this is an apple from the tree of knedlewgo. Sinful? http://jkpbrfhzp.com [url=http://xcehnzycmwa.com]xcehnzycmwa[/url] [link=http://gdyamqoe.com]gdyamqoe[/link]

  4. v5ML8u4X6DA

    27 de Dezembro de 2016 às 01:35

    That <a href="http://nnmsloadun.com">adsdesres</a> several of my concerns actually.

Envie seu comentário

Seu email não será exibido.*