Modo de Ver

HOME   /   MODO DE VER   /   O CULTO EXAGERADO À HUMILDADE

A coluna "Modo de Ver" foi publicada semanalmente no jornal Correio de Uberlândia de janeiro de 1996 a dezembro de 2016. A partir de 2017, os textos passaram a ser publicados no Diário do Comércio de Uberlândia.


4 Comentários  
605 Visualizações  
24 de Agosto de 2016 Alexandre Henry

O culto exagerado à humildade

Depois de um final de semana de muita emoção e felicidade no esporte, a internet se encheu de narrativas sobre os personagens que se destacaram. De um lado, alvo de uma chuva de críticas, Neymar. De outro, dois personagens: Serginho, do vôlei, e o remador Isaquias, reverenciados pelo comportamento humilde.

A humildade pode ser uma virtude. A filosofia grega já disseminava a famosa frase ipse se nihil scire id unum sciat, cuja tradução mais conhecida é "só sei que nada sei", como síntese da virtude daquele que manifesta as suas próprias limitações. E, como nos lembra o dicionário, reconhecer e manifestar as próprias limitações é uma característica central de quem é humilde. Não bastasse a filosofia grega, a Bíblia também traz inúmeras passagens que exaltam a humildade como virtude, como em Lucas 14:11, quando Cristo diz: "Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado". Com toda essa carga, era de se esperar que os brasileiros reverenciassem a humildade como uma das características mais nobres do ser humano. E, sendo dela antônimos, a soberba e a prepotência haveriam obviamente de macular qualquer um que as manifestasse. Por isso, o país se derramou por Serginho quando ele disse que não se achava merecedor (dos louros da vitória), que se achava um cara normal, "só o Sérgio filho da Dona Didi de Pirituba". Quanto a Neymar, bem... Neymar disse "vocês vão ter que me engolir" e, por isso, só faltou tomar pedrada de verdade na testa.

Eu volto a repetir: a virtude está no meio termo. Nunca fui fã de sujeitos presunçosos, mas me incomoda a supervalorização da humildade no Brasil. Não gostei, por exemplo, da frase do Serginho. Como assim "não sou merecedor"? Cara, você se matou por duas décadas, deu o melhor de si, suou, sentiu dor, prejudicou o convívio com a família e vem dizer que não merece? Claro que merece! Você é um atleta melhor do que quase todos os outros, sim. Em relação a Neymar, eu não teria dito aquilo, mas ele realmente é muito bom e ponto final. Ser humilde, como ainda nos lembra o dicionário, é também manifestar fraqueza, expressar submissão, colocar-se em uma hierarquia inferior, ser de pouca importância. Isso não é bom. E a soberba, ainda que possa significar algo ruim, também significa magnífico, de grande e raro valor.

Enfim, nós não temos que valorizar a arrogância, mas também não temos que endeusar a humildade. Quem se esforçou, deu o melhor de si e fez muito mais do que a maioria que não levanta o traseiro do sofá, merece ser elogiado. E, ainda que não tenha o direito de ser arrogante, não precisa ficar se diminuindo para passar uma imagem de humilde. Chega de comportamento vira-lata.

Alexandre Henry

Avalie o texto:

Comentários

  1. LuIYBM9kF7

    23 de Dezembro de 2016 às 02:02

    This is yitbarek abay from Ethiopia. I have BSc degree in Enenronmvital health officer which is the one element of public health. Currently, I am working for the government an an assistant lecturer since i graduate. And i have six years of professional work experience. still now, i don’t get an apportunity to upgrade my career. so, if i get chance i would be happy to pursue my MSc programme in public health.

  2. OgIU2jG8ux

    24 de Dezembro de 2016 às 10:50

    Your articles are for when it <a href="http://gtypsnjdpl.com">aboelutsly,</a> positively, needs to be understood overnight.

  3. 401lAqzaW2U

    25 de Dezembro de 2016 às 17:18

    Such a deep anwesr! GD&RVVF http://hozbpogfc.com [url=http://kgetpje.com]kgetpje[/url] [link=http://zgjxtdj.com]zgjxtdj[/link]

  4. 8vgJMgjl

    27 de Dezembro de 2016 às 01:34

    That's a sharp way of <a href="http://pfgfzt.com">thkining</a> about it.

Envie seu comentário

Seu email não será exibido.*